sábado, 21 de agosto de 2010

NAS ENTRELINHAS...

A sutileza é um recurso inteligente para quem trabalha com a palavra. Podemos tecer comentários, fazer críticas, protestar, exprimir toda a nossa indignação contra o que ou quem quer que seja. A maneira como fazemos isso é que faz toda a diferença.

A palavra é uma arma poderosa, capaz de provocar reações e manifestações as mais diversas e inusitadas. Algumas pessoas preferem usar as palavras desnudas, cruas, mastigadas, evidentes demais. Mas assim elas perdem o encanto e o texto produzido limita-se apenas a informar a opinião de quem o escreve.

Sinceramente, é muito mais interessante utilizar as palavras com sutileza, com argúcia, despertando no leitor a capacidade de ler nas entrelinhas, de captar a mensagem que o autor quis passar, instigando-lhe o desejo de argumentar, fazer conjecturas e tirar suas próprias conclusões. É ou não é?

Jandira.

domingo, 8 de agosto de 2010

HOMENAGEM AO PAI QUE JÁ PARTIU

A morte não é nada.
Apenas passei ao outro mundo.
Eu sou eu. Tu és tu.
O que fomos um para o outro ainda o somos.

Dá-me o nome que sempre me deste.
Fala-me como sempre me falaste.
Não mudes o tom a um triste ou solene.
Continua rindo com aquilo que nos fazia rir juntos.

Reza, sorri, pensa em mim, reza comigo.
Que o meu nome se pronuncie em casa
como sempre se pronunciou.
Sem nenhuma ênfase, sem rosto de sombra.

A vida continua significando o que significou:
continua sendo o que era.
O cordão de união não se quebrou.
Porque eu estaria fora de teus pensamentos,
apenas porque estou fora de tua vista?

Não estou longe,
Somente estou do outro lado do caminho.
Já verás, tudo está bem.
Redescobrirás o meu coração,
e nele redescobrirás a ternura mais pura.

Seca tuas lágrimas,
e se me amas,
não chores mais.

(Oração de Santo Agostinho)

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

A PRINCESINHA CHEGOU!

A família real cresceu e está em festa, pois acaba de vir à luz uma princesinha linda, a primeira da quarta geração da dinastia. E chegou coberta de bênçãos, iluminada, trazendo consigo muito amor, beleza, júbilo, serenidade, doçura, harmonia e energias positivas.

Mais um botão de rosa que brota, aumentando a linhagem do clã. Parabéns ao papai, à mamãe, à avó, aos avôs, aos tios, aos primos e à grande matriarca, a bisavó.
O reino todo é só alegria. Seja muito bem-vinda, princesinha, e que Deus a abençoe!

Jandira.
Postado por JANDIRA às 16:15 1 comentários

SÁBADO, 31 DE JULHO DE 2010

EPISÓDIO INFELIZ

Hoje assisti a cenas de exacerbada falta de educação e respeito. Foi chocante ver pessoas graduadas se comportando de forma irascível, grosseira e desagradável, numa demonstração insofismável de total descontrole emocional e ausência de civilidade.

Educação e respeito são os alicerces para uma convivência saudável e harmoniosa. As pessoas precisam aprender a ouvir e a pensar antes de falar, ponderando bem sobre o que vão dizer e qual o efeito que as palavras poderão provocar.

É natural e aceitável que haja discordância de pontos de vista, argumentações, enfim. Para tanto, porém, não há necessidade de alterar os ânimos e baixar o nível da discussão, gerando uma situação desagradável de desrespeito. Provocações gratuitas, afrontas e indelicadezas são atitudes desprezíveis, tacanhas, um desperdício de energia absolutamente desnecessário.

Conter a impulsividade, saber recuar no momento certo e manter o equilíbrio é uma demonstração de amadurecimento e sensatez. Espero, sinceramente, que a boa educação, a harmonia, o bom senso e, sobretudo, respeito e amizade grassem entre nós.

A propósito, este "desabafo" não é direcionado a A, B ou C, mas pode sugerir uma reflexão sobre o nosso comportamento individual e perante os outros (ou não!).

Jandira.