sexta-feira, 5 de junho de 2015

LANÇAMENTO DO MEU LIVRO

ITABAIANA

Professores mobilizam estudantes para assistir espetáculo teatral
Georgina Furtado interpreta Anayde Beiriz

Alguns professores da rede pública de ensino, em Itabaiana, realizam atividades extra classe com apoio do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, com o objetivo de levar estudantes para assistir a uma peça teatral e promover uma reflexão a respeito da história da Paraíba, através de preenchimento de questionário sobre o conteúdo do espetáculo “As cartas de Anayde”, montagem do Grupo de Teatro da Universidade Federal da Paraíba. A peça será mostrada neste domingo, dia 7, às 20 horas, na Câmara Municipal, com entrada gratuita, como parte da programação de lançamento do livro “Homenagem a Violeta Formiga e outros escritos”, de autoria da professora Jandira Lucena.
.
O lançamento e o espetáculo homenageiam os 39 anos de atividades do Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana – GETI, de cuja fundação a própria professora Jandira Lucena participou em 1976. A iniciativa tem o apoio do professor Carlos Cartaxo, diretor do espetáculo, que lançará também seu livro de contos “Contatos”, com apresentação do jornalista Dalmo Oliveira.
.
A agenda comemorativa cultural já conta com o apoio dos professores Neide, da Escola João Fagundes de Oliveira, Luiz Antonio da Escola Antonio Batista Santiago e Severino Lourenço, que trabalha em São José dos Ramos. “Levarei 17 alunos para assistir ao espetáculo e responder ao questionário, agradecendo ao Ponto de Cultura Cantiga de Ninar por essa oportunidade de promover arte e cultura para a nossa juventude estudantil, tão carente de atividades desse nível”, afirmou Luiz Antonio. 
 .
“As cartas de Anayde” é uma montagem teatral do Grupo de Teatro da ADUFPB, Sindicato dos Professores da UFPB. O espetáculo surgiu a partir de uma oficina de teatro oferecida pela ADUFPB em maio de 2013 e terá única apresentação em Itabaiana, neste domingo. O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Itabaiana.
.
O texto é do professor de filosofia e escritor José Flávio Silva, baseada no livro “Anayde Beiriz – Panthera dos olhos dormentes” do médico e escritor Marcus Aranha. A obra fala de uma Anayde intelectual, leitora, apaixonada, feminina e moderna, o que a fazia uma mulher além do seu tempo. A interpretação do monólogo é da atriz Georgina Furtado, de João Pessoa.  
.
Nenhum comentário:

sábado, 18 de abril de 2015

SEGUINDO A TRILOGIA DA VIDA...

Não tive filhos, mas ajudei a criar meus sobrinhos durante um período da vida. Quanto a plantar uma árvore, até o momento só plantei pés de quiabo, tomate, coentro, hortelã miúda, babosa, laranja, maracujá, caju, abacate e algumas flores (nem todos resistiram). Estou me programando para plantar um pau-Brasil, uma palmeira imperial, uma sequoia ou um baobá... Talvez seja melhor uma árvore frutífera, que sirva pra alimentar ao menos os pássaros e os morcegos... Bom, ainda não decidi.
Mas, finalmente, acabo de publicar meu primeiro livro, e já tenho material para o próximo (mesmo que só no pensamento). Foram quase dois anos de espera. Ei-lo, enfim.

domingo, 8 de março de 2015

"DIA INTERNACIONAL DA MULHER"... Ah, tá!

Muitas das pessoas que abarrotam as redes sociais com mensagens comemorativas ao único dia "dedicado" à mulher, na verdade, passam o ano inteiro tratando-as com discriminação, preconceito, desrespeito e violência (física e/ou emocional).
Palavras melosas, homenagens demagógicas, blá-blá-blá-blá-blá... Tudo dispensável! Nós, mulheres, queremos mesmo é que parem de violar nossos direitos e que nos tratem como querem ser tratados, ou seja, sem discriminações, preconceitos, sem qualquer tipo de violência e, principalmente, com RESPEITO!

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

MINHA MÃE - DELICADEZA E DOÇURA

Agradeço os comentários carinhosos dos amigos no facebook e, sem cerimônia, reitero que concordo com todos. Afinal, realmente minha mamãe é uma pessoa linda em todos os sentidos, além de ser generosa, carinhosa, inteligente, humilde, educadíssima, a ternura personificada e mais uma infinidade de predicados. Minha mãe é mesmo super especial, iluminada por Deus e muito amada por todos nós. E eu sou doida por essa fofinha!

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

AMOR DA MINHA VIDA, FELIZ ANIVERSÁRIO!



Você é a pessoa mais importante e a mais amada da minha história; você é o meu sol, o meu ar, a razão do meu viver; por você eu daria a minha vida se preciso fosse, e sem pensar duas vezes, porque em todo o universo não existe uma única criatura melhor e mais especial que você, minha mamãe querida.

Que Deus prolongue a nossa agradabilíssima convivência por décadas, e que você continue sempre assim, maravilhosa,  gozando de plena saúde física, mental, emocional e espiritual.

Parabéns, mãe!
Beijo cheio de amor, carinho e gratidão da sua Nina.


 
João Pessoa, 01 de fevereiro de 2015.