segunda-feira, 12 de outubro de 2009

PERDOAR & VIVER BEM

"Perdoai as nossas ofensas, assim como nós
perdoamos aos que nos têm ofendido..."
Quando nos deixamos dominar pela raiva, nutrindo e dando espaço para o ódio crescer, permitindo que o rancor e o ressentimento ocupem e façam morada em nosso coração, na verdade estamos abrindo as portas para muita coisa ruim, principalmente as doenças.

Todos esses sentimentos menores, de fato, só fazem mal a quem os sente, a quem os conserva e os alimenta dentro de si. Pessoas com o coração e a alma carregados de ódio, raiva, rancor, ressentimentos, assim como inveja, despeito, egoísmo, mesquinhez etc., geralmente são cheias de mazelas, sem coragem, sem objetivos, depressivas, amargas, pessimistas, cinzentas e infelizes. São pessoas que já não sabem sorrir, não conseguem se emocionar com o sorriso de uma criança ou com o belo espetáculo do alvorecer, não amam nem se permitem amar.

Gente, perdoar não é tão difícil quanto parece, e ainda faz um bem enorme a quem perdoa, mais até do que a quem é perdoado. Todos nós merecemos uma nova chance, não é mesmo? E, como disse Jesus Cristo, “que atire a primeira pedra quem nunca errou”. Precisamos olhar para dentro de nós mesmos e nos perguntarmos: e quanto aos meus erros, são mais insignificantes ou inofensivos do que o erro cometido pelo outro? Por que insisto em manter a ferida aberta, o rancor aceso como uma fogueira a queimar o meu espírito? Será que não é mais fácil expurgar as mágoas passadas do que passar a vida doente, do corpo e da alma, arrastando o pesado fardo de uma existência sem cor, sem brilho, remoendo ressentimentos de decepções que até já perderam a validade? Para que alimentar um sentimento tão doentio e por tanto tempo? Quanto tempo desperdiçado! Tempo que não volta mais...

Sinceramente, acho que só guardamos no coração aquilo que queremos, e querer é poder. Mas é necessário querer de verdade, não da boca pra fora. O corpo é nosso, a cabeça é nossa, nós estamos no comando, ou seja, depende unicamente da nossa vontade. Vontade de viver bem, com leveza, alegria, equilíbrio, harmonia, flexibilidade, compreensão, tolerância, saúde e muito, muito amor.

Jandira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário