segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

sábado, 26 de fevereiro de 2011

"...PARA ALÉM DAS PALAVRAS"

Às vezes, as palavras mostram muito além do que o autor pretendia expor, e basta um olhar mais apurado nas entrelinhas para se perceber o que está se passando no âmago de quem escreve.

Todo texto traz uma mensagem pessoal explícita ou implícita, e mesmo quando o escrito é fictício ou apenas ilustrativo (de outra pessoa), ainda assim é possível captar o desejo, o que sente e o que pensa quem o escreve ou o utiliza, qual a sua intenção, o seu alvo.

Algumas pessoas, então, através de um simples texto desnudam o seu interior mesmo sem perceber, e um leitor mais perspicaz capta a mensagem facilmente. A propósito, talvez eu devesse seguir carreira de investigador, perito criminal, detetive, psicólogo ou qualquer outra do gênero, pois minhas “antenas” são aguçadíssimas, tanto quanto meus sentidos. De repente, quem sabe?


Imagem Yahoo!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

FERNANDO PESSOA

AUTOPSICOGRAFIA

O poeta é um fingidor
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.

E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.

E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama o coração.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

EM CADEIA...

As coisas ruins costumam acontecer em cadeia. Quando não estamos bem, até os eletrodomésticos, as máquinas e equipamentos, enfim, tudo à nossa volta também sofre pane. É incrível! Aliás, acho esse tipo de solidariedade absolutamente dispensável.

Mas o bom mesmo é que tudo passa e as coisas voltam ao seu curso normal. E isso significa que as metas de superar as dificuldades e vencer os obstáculos estão sendo alcançadas. O importante é seguir adiante sem se deixar abater, é ou não é?
.
Imagens yahoo!

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A BELEZA EXUBERANTE DAS ITACOATIARAS DO INGÁ/PB

Há mais de uma década que pretendíamos fazer uma visita ao sítio arqueológico das Itacoatiaras do Ingá/PB, o que finalmente aconteceu no sábado (19/02).

Apesar da falta de infraestrutura, a beleza exuberante da natureza encarregou-se de tornar o lugar encantador, mágico.
Aquelas pedras enormes, com inscrições ou não, de texturas e formas diversas, as águas daquele rio tão vivo, tão cheio de força, a vegetação, a energia imanente... ah, fiquei enfeitiçada! Tive vontade de não sair mais de lá.
.
De acordo com os guias, este sítio arqueológico é o segundo mais importante do Brasil, ficando atrás apenas da Serra da Capivara, no Piauí.
.
A Paraíba tem uma profusão de lugares lindos, extraordinários. É lamentável que os governantes não deem o devido valor a essas riquezas naturais que poderiam gerar emprego e renda na área do ecoturismo.

Fizeram lá uma maquiagem para dar a impressão de que o lugar está bem cuidado e protegido, mas cadê a infraestrutura? Não tem restaurante, nem sei se tem banheiros, não tem sequer um ambiente agradável onde o visitante possa sentar para trocar ideias ou simplesmente para descansar.

Na verdade, é tudo muito precário, são dois garotos (os guias) encarregados de receber os turistas, um pequeno museu arqueológico e um casal de idosos à frente de um minguado local para a venda de refrigerantes, água mineral e uns parcos lanches, o que é uma pena, pois o cenário é realmente fantástico.
.
Fotos: Jandira.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

EQUILÍBRIO EMOCIONAL

Perder o equilíbrio emocional é como um trem que descarrila. E tem mais, dependendo do motivo que acarretou essa saída dos trilhos, torna-se bem mais difícil o retorno à estabilidade.

Conheço uma garota que está passando por uma situação assim, e eu sei bem o que isso, pois também já saí do eixo, em decorrência de grandes dores sofridas, daquelas que deixam uma cicatriz na alma. É terrível!

O estado da colega é delicado. Ela vive muito só, torturada por tristes lembranças,
pesadelos e sobressaltos, incertezas e aflições. A angústia, a carência e o medo de sofrer novamente agravam ainda mais essa desarmonia interior. Vive oscilando como as ondas do mar. Aparentemente está bem, mas de repente começa a chorar e chorar e chorar...

Pobre garota, não sabe como acalmar o coração magoado, ferido. E por mais que se tente convencê-la a virar a página, relaxar, recomeçar, ela ainda não consegue. Continua muito vulnerável, machucada, fragilizada e insegura, o que é compreensível.


Gostaria de ajudá-la a superar essa dor, essa agonia. E sei bem o quanto é difícil e demorado esse processo. O que posso fazer é continuar por perto, oferecendo-lhe o ombro amigo e as minhas orações.


Imagens Yahoo!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

VAMOS...

Viajar, conhecer outras pessoas,
Outros costumes, outros lugares,

Experimentar outros temperos e sabores,
Desfrutar de outros ares, sentir outros odores,
Apreciar outras belezas, ouvir outros falares,
Reencontrar a alegria, mitigar as dores,
Renovar as energias, revigorar sentimentos,
Enfim, relaxar e aproveitar cada momento,
Pois...

















.
Jandira.
.
Imagem: portalangels.com

domingo, 13 de fevereiro de 2011

MEU QUERIDO AMIGO

Hoje é o aniversário de uma das pessoas mais íntegras e mais generosas que já conheci, trata-se do meu querido amigo Luiz Couto, uma pessoa super especial em minha vida, na verdade, é mais um ser iluminado enviado por Deus para abrilhantar a minha história.

Quando trabalhamos juntos na UFPB, antes de começar a despachar aquele montão de documentos, Luiz, Leo e eu fazíamos uma sessão de piadas. Após gostosas gargalhadas, encarávamos o dia de trabalho numa boa, zen, sem estresse. Era muito legal.

No gabinete da Assembleia Legislativa, apesar do clima ser menos propício, sempre havia um motivo para boas risadas. A nossa amizade sempre foi tão forte que provocou inveja em algumas criaturas. São pessoas infelizes, mal-amadas que, ao invés de buscarem conquistar o carinho e o respeito dos outros, perdem tempo tentando destruir o que há de mais sublime entre os seres humanos que é a amizade.

Tudo em vão, pois uma amizade como a nossa é inabalável, tão profunda que não há como arrancá-la de nossa alma. Por isso, mesmo distantes fisicamente, estamos unidos por este afeto sincero, puro, desprovido de interesses mesquinhos. Aliás, o que mais nos faz bem é saber da alegria e do bem-estar do outro. E só entende do que estou falando quem recebeu a graça de ter um amigo, mas amigo mesmo, de fé, de coração, de verdade verdadeira.

Feliz aniversário, Luiz! Abraço carinhoso e que Deus esteja sempre conosco!

Fotos: Jandira.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

SOBREVIVENTE

Quando a tempestade passar,
no calor da paixão e do desejo
os corpos estarão aquecidos,
beijos e carícias saciarão
a fome e a sede.

E assim permanecerão juntos,
resistindo a todas as intempéries.
À deriva, na calmaria desse oceano,
o amor renascerá a cada dia
renovado... sobrevivente.

Jandira.
Imagens Google.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

UM DIA AINDA MAIS ESPECIAL

Hoje é o aniversário da minha mãe, a pessoa mais maravilhosa e mais querida deste planeta.

Ano passado escrevi este texto para homenageá-la, e hoje resolvi postá-lo novamente, reiterando com veemência tudo o que já havia dito:

MEU MAIOR E MAIS VALIOSO TESOURO

Hoje é um dia muito especial, o dia do aniversário da pessoa mais importante da minha vida - a minha mãe, meu maior e mais valioso tesouro.

Costuma-se falar que mãe é tudo igual e que só muda de endereço. Que nada! A minha mamãe é, sem sombra de dúvida, uma pessoa ímpar, inigualável. A humanidade que me perdoe, mas tenho absoluta certeza de que em todo o planeta não existe outra mãe igual, pode até haver uma ligeiramente parecida, mas não igual.

Minha mãe é um poço de amor, dedicação, humildade, honestidade, desprendimento, além de ser de uma generosidade ilimitada. É uma lutadora incansável, intrépida, forte, correta, inteligente, criativa, perseverante, justa, cheia de energia e atitude.

De origem humilde, minha mãe enfrentou muitas dificuldades e teve que vencer vários obstáculos para estudar, sofrendo humilhações de toda ordem. Mesmo assim, nunca desistiu de lutar para adquirir cada vez mais instrução, enriquecer seus conhecimentos, além de sempre buscar o aprimoramento do que aprendia. Ela diz que precisava aprender para poder nos ensinar e assim o fez. É uma vencedora, um exemplo que seguimos com muita honra.

Sinto-me privilegiada e tenho o maior orgulho de ser sua filha, de receber o seu amor, seus cuidados, seus ensinamentos e orientações, suas lições de justiça, dignidade, honestidade, respeito e amor ao próximo.

Eu amo a minha mãezinha linda mais que tudo na vida, sou sua fã incondicional, e ainda tenho muitas histórias para contar sobre essa pessoa adorável, encantadora, essa joia rara, o melhor presente que Deus me deu e que me faz feliz só pelo fato de existir. Feliz aniversário pra você, minha mãe querida, e obrigada por tudo!
.
Foto: Jandira. Imagem Google.