segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

NOITADA CULTURAL NO PONTO

Foi uma bela noite de festa a reinauguração do PCCN - Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, em Itabaiana/PB. Trata-se de um espaço de disseminação de arte e cultura, templo do fazer artístico na busca incansável “por um mundo melhor”, especialmente para aqueles que estão sem perspectivas, esquecidos pelos poderes públicos e, muitas vezes, em situação de risco, ou seja, prestes a se perderem nas drogas, na prostituição, na marginalidade propriamente dita.

Tivemos entrega de placa de Honra ao Mérito Cultural para o Dr. José Mário Pacheco, um verdadeiro mecenas do PCCN; entrega do Troféu Zé da Luz ao ator Giuseppe Marcello, pelos seus vinte anos de teatro; apresentação de Alex do Hip Hop e do Grupo Ganzá de Ouro cantando repertório próprio, com músicas de Fábio Mozart e Orlando Otávio; o jovem cantor Lucas Martins nos encantando com sua bela voz ao interpretar música popular brasileira da melhor qualidade; o poeta Agenor Otávio fazendo uma declaração de amor à terrinha através da poesia e a honrosa presença do ilustre jornalista Arnaud Costa e sua doce Iraci.

Para abrilhantar ainda mais o evento, houve o lançamento do livro do Prof.
Dr. Romualdo Palhano, intitulado "Eu e a Rainha do Vale: de menino a rapazinho", e o relançamento do livro “História de Biu Pacatuba, um herói do povo paraibano”, ganhador do Prêmio Patativa do Assaré do Ministério da Cultura, de autoria do jornalista, poeta e dramaturgo Fábio Mozart, que também é o criador, coordenador e o principal dinamizador do PCCN, esse importantíssimo projeto sócio-cultural.

O Ponto de Cultura Cantiga de Ninar é uma entidade sem fins lucrativos, reconhecida de utilidade pública, que tem objetivos bem interessantes, tais como: difundir a arte, a cultura local e regional; estimular a geração de emprego e renda em economia solidária; formar educadores/multiplicadores populares; incentivar o gosto pela leitura, dentre outras tantas metas.

Além da Biblioteca Comunitária Jornalista Arnaud Costa, o PCCN oferece cursos de violão, mosaico, informática; oficinas de cinema, teatro, artesanato, música, dança, radialismo comunitário; tem também o GETI - Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana, o Conjunto Regional Ganzá de Ouro e o Cineclube Vladimir Carvalho. Parans a todos que fazem o Ponto de Cultura continuar vivo, apesar das muitas dificuldades encontradas no decorrer desses dois anos de existência.

Foi um acontecimento e tanto, prestigiado por grandes personalidades e por muita gente simples que recorre ao Ponto à busca de uma opção, um norte para ocupar o tempo ocioso, aprendendo coisas novas, vislumbrando novos horizontes. Além de tudo isso, devo dizer que o reencontro com os amigos teve um sabor especial, degustado através da troca de muitos abraços. Foi super legal, muito bom mesmo!

NOSSA ESTRELA FOI BRILHAR NO CÉU

As pessoas muito especiais e iluminadas são chamadas de volta prematuramente, e com a nossa menina-prodígio não foi diferente. Meu coração insiste em não acreditar nessa verdade tão definitiva e dolorosa, mas a nossa querida Mayara partiu na última sexta-feira (27/01/2012).

Aprovada em concurso público, Mayara ingressou na UFPB (Universidade Federal da Paraíba) no dia 05/11/2008; foi nossa colega no Curso de Especialização em Língua Portuguesa/Linguística, cujo término foi em abril/2011, e já estava fazendo Mestrado em Comunicação.

Mayara era tetraplégica, com limitados movimentos em apenas um dos braços, todavia, possuía uma cabeça privilegiada, de inteligência ímpar; era uma guerreira, sempre disposta e determinada, apesar de todas as limitações; um exemplo incontestável de força de vontade e superação. Sua delicadeza e fragilidade conviviam harmoniosamente com a coragem e determinação; sua voz e inteligência ofuscavam a deficiência física. Como citei no início, era a nossa menina-prodígio, uma das caçulas da turma.

Quantas pessoas, sem qualquer tipo de necessidade especial, desperdiçam toda uma existência sentido pena de si próprias, sem coragem de lutar e seguir em busca do crescimento intelectual/espiritual/pessoal; mantêm-se estagnadas e sempre lastimosas, à espera de que os outros resolvam seus “problemas”, deveriam se espelhar neste símbolo de bravura, fibra e superação.

Mayara saiu de cena precocemente, mas ficará para sempre em nossos corações e mentes. Não apenas a família, mas todos nós da UFPB estamos de luto.

Eis algumas mensagens de colegas da turma sobre a partida da nossa menina:

SAUDADES DE MAYARA

Em 27 de janeiro de 2012 15:57, Edilza Detmering escreveu:

Boa tarde, meus amigos

Não sei se vocês ficaram sabendo (...) que nossa colega da Especialização, Mayara, faleceu hoje pela manhã, segundo eu soube, devido a problemas respiratórios que se iniciaram em dezembro passado.
(...).
Que Deus a conceda uma trajetória de muita luz, esteja ela onde estiver.
Menina de muita força, que veio com uma missão e tanto a cumprir.
Saudades!!!

Edilza Detmering.
.................................
Espero que a nossa amiga esteja na mão do nosso pai e encontre muita luz no seu caminho de volta ao mundo espiritual. Vamos orar, fazer preces por nossa amiga.
É triste saber que alguém que esteve conosco se foi. Força a sua família.
Eternas saudades dos amigos que ela deixou em nosso curso de especialização.

Cristina Ferreira.
.................................
Nossa que pena! Lamento muito, realmente ela era uma menina muito especial, cheia de vida, inteligente, com uma luz contagiante! Que Deus dê conforto aos familiares e que ilumine os caminhos dela...
Grande perda!
Abraços,

Rafaelle.
.................................
Gente, estou chocada. Acabo de chegar do lançamento de um livro nO Sebo Cultural e, de repente, deparo-me com uma notícia dessa... Não tenho palavras para externar a minha tristeza... Sem palavras...
Que Deus suavize a dor da família e de todos nós que ficamos sem a nossa tão querida colega.

Jandira.
.................................
Realmente foi uma notícia triste. Mas que fique conosco o exemplo de fibra, inteligência, superação, carinho e amor que Mayara transmitiu a cada um de nós quando estava com a gente. Que Deus possa derramar sobre a família um bálsamo de conforto e a certeza de que Mayara está bem.

Clarissa Lima.
.................................
Fiquei muito triste com a morte da nossa querida Mayara.
Bendito seja feita a vontade do senhor, pois vamos lembrar com saudades a sua passagem conosco, principalmente ela que fazia parte do nosso grupo.

Celizete.
.................................
(...) se DEUS a chamou é porque estava precisando dela. Nós temos que louvar e dizer tomara que possa velar pelos que ficam preparando o caminho. Bênçãos e conforto para família da Mayara.
(...) Um ser humano tão cheio de força com certeza era um anjo por isso DEUS a chamou.
Sem duvida, a sua determinação é para todos nós uma lição para não desistirmos nunca de coisa alguma.
Um abraço forte a todos.

Fátima Assis.
.................................
Abri agora há pouco meu email e tive esta triste surpresa. Que Deus possa confortar a família de Mayara, que para nós da turma pioneira da especialização dos servidores foi um grande exemplo de superação.

João de Deus.
.................................
(...) Mayara era aquela nossa colega que sempre chegava trazida pela irmã numa cadeira de rodas e sempre participava de forma tão inteligente das aulas.
Que Deus possa confortar seus familiares. Ela passou em nosso meio e deixou a marca de sua delicadeza e determinação.

Samuel.
.................................
Eu também fiquei muito triste ao saber dessa notícia. Tive o prazer de trabalhar com ela no meu grupo por várias vezes. Que Deus dê o conforto a toda a sua família, e que onde ela estiver, continue trabalhando por aqueles que, como ela, procuram superar todos os obstáculos ao longo davida.

Josenildo.
.................................
Nesse momento estou com o coração partido, muito triste, é que Mayara era realmente especial, com projetos importantes e nos dando uma lição de vida por viver intensamente... fica a imensa saudade dessa estrela que brilha no alto! Beijos em todos.

Cleo.
.................................
(Imagem Google)

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

TRANSITIVO

Chegou abruptamente
Tal qual um furacão
Avalanche enfurecida
Revirando tudo
Abalando estruturas
Sólidas, milenares...

Invadiu e devastou
Como o mar em ressaca
Pra depois retirar-se
Fugaz e repentinamente
Deixando profundas marcas
E um turbilhão de sentimentos.

(Imagem Google)

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

REAÇÕES ADVERSAS

E certos ruídos, que alguns ousam chamar de "música", podem causar irritação, dor de cabeça, mal-estar e propensão à violência, pois provocam um enorme desejo de destruir a origem de tamanho incômodo.
(Imagem Google)

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O SABOR DA MÚSICA

Algumas músicas nos fazem viajar no tempo e experimentar deliciosas sensações. É só fechar os olhos e... sentir.

(Imagem Google)

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

HUUUMMM... SERÁ?


Em determinadas ocasiões, a ignorância chega a parecer uma boa aliada para se evitar estresse; quanto menos se sabe, menores os aborrecimentos.

(Imagem Google)

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

MORRER EM VIDA

Há pessoas que, mesmo depois da grande viagem, continuam vivas pra nós; outras, no entanto, fazem questão de se matar em vida, a cada dia, em nossos corações. Que pena...

(Técnica mista sobre papel - Jandira)

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

E AGORA?


Férias forçadas e a virose já mandou recado;
plano A abortado pela falta de compromisso de terceiros;
plano B meio morno, talvez não passe da fase teórica;
desânimo, cansaço, sem perspectiva de mudanças;
muitas pendências, pouco interesse, nenhuma vontade;
motivação em falta; começo insípido, inodoro, incolor...
O que fazer com tanta ociosidade?

(Imagem Google)