sábado, 14 de novembro de 2009

COMUNICANDO

A comunicação é uma das aptidões do ser humano com um leque formidável de possibilidades. Podemos nos comunicar de várias formas – através da fala, da escrita, das artes, dos sinais, dos gestos, dos movimentos e até do silêncio.

Aliás, todo o nosso corpo “fala”, mas nem todas as pessoas conseguem “ouvi-lo”. Um sorriso pode até camuflar o que estamos pensando ou sentindo, mas os olhos denunciam a verdade da alma, mesmo quando se tenta escondê-la.

A mulher, em especial, é muito perspicaz (deve ser o tal do sexto sentido); é capaz de captar informações no ar, ler nas entrelinhas, ouvir o silêncio, decifrando cada gesto, cada movimento e, ao juntar tudo isso com uma palavra solta aqui, outra ali, consegue montar o quebra-cabeça. O homem, em geral, é mais distraído, não costuma ter paciência de observar com a mesma destreza e atenção.

Observadora constante que sou do comportamento humano (são décadas de observação), não exagero ao dizer que, por estar sempre tão “antenada”, muitas vezes consigo “ver” o que o outro está pensando. É a lógica! Por isso, também, já não me surpreendo tanto com certas coisas que incomodam... Como dizem algumas pessoas, “faz” parte!

Jandira.
nucoli@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário