sábado, 6 de agosto de 2011

MINHA TERRA ERA ASSIM

Itabaiana-PB, a cidade onde nasci e vivi minha infância e adolescência, era um lugar tranquilo, bucólico, gostoso de se viver.

As portas e janelas das casas podiam ficar abertas o dia inteiro, e não tinham grades. À noite, após o jantar, os adultos sentavam nas calçadas pra conversar, os jovens se reuniam nos bancos das praças para debater sobre assuntos variados e as crianças brincavam livres, cheias de criatividade. Tempo bom que não volta mais...

Naquele tempo não se falava em computador, quem possuía uma máquina de escrever e/ou um bom rádio já se sentia privilegiado. Televisão, telefone, automóvel eram artigos de luxo restritos à classe média alta. A propósito, desde sempre, o dinheiro distancia as pessoas, tornando-as cativas, isoladas.

A escola pública era bem melhor que as particulares, tanto que para ingressar no Colégio Estadual de Itabaiana, o candidato se submetia a uma seleção bastante concorrida, como um vestibular. E o orgulho que sentíamos da nossa escola? A igreja de Itabaiana é uma das mais belas que já vi, linda! É ou não é?

As crianças e jovens respeitavam os mais velhos; os pais tinham autoridade e eram venerados pelos filhos. A vizinhança era composta de pessoas simples, solidárias, generosas, sempre procurando ajudar umas às outras, dividindo o pouco que tinham com os mais desvalidos, mais parecia uma grande família.

Não se ouvia falar em drogas, estupros, assaltos, sequestros; os homicídios eram raros, assim como os acidentes (geralmente de trem). A vida corria mansa como as águas do Rio Paraíba durante o verão, a paz só era sacudida quando dava cheia no rio e alguém morria afogado; quando algum cidadão enchia a cara de cachaça e chegava em casa quebrando tudo, inclusive batendo nos filhos e na mulher (infelizmente, esse tipo de violência sempre existiu); quando um boi brabo se soltava ao ser levado para o matadouro; quando alguém com problemas mentais tinha uma crise e corria pelas ruas transtornado, ameaçando agredir quem se aproximasse; coisas desse tipo. Ah, no período eleitoral a cidade também ficava muito agitada, as disputas eram bastante acirradas, mas vou fazer uma pausa para o texto não ficar muito extenso. São tantas as lembranças...

(Imagem Yahoo!)

Um comentário:

  1. Minha Janda, querida, lendo esse texto sobre a nossa cidade, confesso-lhe que senti-me vivendo aqueles momentos. Sinto uma saudade danada de minha infância, minha adolescência e minha juventude naquele lugar, na minha Itabaiana. Muito obrigado por fazer-me reviver aqueles bons momentos!
    Beijos para si, irmã querida!

    Carlos

    ResponderExcluir