quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

ESTUDAR POR PRAZER

Em 1988, ingressei como graduada no curso de Licenciatura Plena em Educação Artística, da Universidade Federal da Paraíba, com habilitação em artes plásticas, depois de esperar por uma vaga durante dois anos.

Foi um período maravilhoso da minha vida, de farta produção artística, ainda mais porque minha turma era formada por pessoas que estavam ali, assim como eu, por puro prazer. Apenas um aluno ingressou através do vestibular (hoje, PSS), os demais já possuíam ao menos uma graduação em outra área de conhecimento, dentre as quais: Psicologia, Odontologia, Serviço Social, História, Química, Pedagogia, Engenharia Civil, Música, Comunicação Social, Enfermagem, Administração de Empresas, Economia, Letras e Direito (tinha até uma juíza!).

Parecíamos um bando de crianças num grande parque de diversões. A criatividade em ebulição (para muitos, inusitada) nos fazia esquecer tudo lá fora, inclusive o tempo. Era muito legal! Eu, particularmente (e modéstia à parte), bati meu recorde de notas dez (32, gente!).

A propósito, é bom lembrar que através da arte é bem mais fácil
aprender qualquer outra matéria. A verdade é que estudar por prazer é como brincar com seriedade. Aprendemos, por exemplo, a brincar com as formas geométricas: triângulos, quadrados, círculos e suas respectivas metades (como podemos ver nestas composições), e isso é só um dos mais simples exercícios dos muitos que fizemos.

As horas passavam despercebidas quando estávamos nas oficinas de cerâmica, bonecos, papel artesanal, arame, gravura, teatro, dança, música, fo
tografia, cinema, desenho, pintura e tantas outras, além das aulas teóricas, os documentários, os exercícios de relaxamento, as visitas a galerias de arte e participações em exposições coletivas, as viagens para pesquisa de campo nos ateliês de artistas famosos, os estágios supervisionados nas escolas... Céus! Era tudo muito gostoso, muito prazeroso, principalmente pela interação, pela coesão existente entre todos, inclusive os professores. Nossa turma era especial por irradiar harmonia, generosidade, carinho, solidariedade e alegria.

Jandira.
nucoli@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. Janda, gostei muito desse texto. De fato, estudar por prazer torna o aprendizado bem mais fácil, divertido, e não tem como esquecer depois, porque não houve qualquer imposição para fazê-lo. Também gostei muito dessas gravuras. Confesso não lembrar-me de tê-las conhecido em sua totalidade. São muito bonitas, "really". Estou "ancho", de orgulho de si, mais uma vez, minha irmã. Parabéns, sinceramente!
    Um beijão,

    Carlos

    ResponderExcluir