quinta-feira, 6 de maio de 2010

O GRANDE EXEMPLO

Comecei a estudar aos quatro anos de idade e aos cinco já sabia ler e escrever, graças ao grande exemplo que é a minha mãe.

Filha mais velha de uma família sem recursos, ela enfrentou muitas dificuldades para conseguir estudar. Todavia, mesmo sofrendo preconceitos e humilhações nas poucas escolas que frequentou, nunca desistiu. O enorme desejo de aprender, de adquirir mais e mais conhecimentos, enfim, essa sede incessante do saber a fez superar e vencer grandes obstáculos.

Apesar da responsabilidade redobrada, quando já estava cercada de filhos, a minha mãe nunca abandonou o seu objetivo de continuar estudando, pelo contrário, sentiu ainda mais necessidade de se instruir cada vez mais para nos educar melhor. E, sem dúvida, nos educou primorosamente, sempre com muito, muito amor, respeito ao próximo, humildade e gosto pelos estudos, pela leitura e pelas artes.

Assim, envoltos por livros, revistas, tintas e pincéis, crescemos assistindo e seguindo o exemplo desta mulher fantástica, maravilhosa, admirável, ímpar, excepcional, até hoje sedenta de saber.

Minha mãe fez muitos cursos e sempre procurou se esmerar em cada atividade que exerceu. Aposentou-se como enfermeira, um verdadeiro "anjo da guarda" como os pacientes a tratavam. Ela nos ensinou que devemos executar o nosso trabalho com amor e sempre da melhor maneira possível.

Além de ser um símbolo do amor-doação, minha mãe também é sinônimo de garra, resistência e superação. Ela não é demais? É sim, é o máximo!

Jandira.

2 comentários:

  1. E que exemplo! Conhecer pessoas assim, com tamanha sensibilidade, são experiências únicas, e que toda pessoa deveria ter e aproveitar ao máximo

    Adorei o blog, e será um prazer segui-la :)

    ;*

    ResponderExcluir
  2. Agradeço as palavras e por você fazer parte dos seguidores do meu blog. Muito obrigada mesmo.

    Jandira.

    ResponderExcluir