quinta-feira, 31 de março de 2011

O AMOR É CHAMA ARDENTE

Algumas pessoas acham que o amor é como uma prisão perpétua, uma maldição a ser carregada por toda a existência, será? Quando não há reciprocidade, quando é doentio, obsessivo e só traz dores, mágoas, infelicidade, é realmente um castigo. A convivência transforma-se numa tortura perene quando, apesar de todos os dissabores, as pessoas não conseguem se libertar. Mas, isso é amor?


Para mim, o amor é uma dádiva, um presente divino, o elixir da vida, e faz um bem enorme ao corpo e à alma. O verdadeiro amor nunca morre, renasce a cada dia, se reinventa, se renova. A chama se mantém acesa apesar de todas as intempéries, e mesmo quando parece que só restam cinzas, basta um soprinho para que ela ressurja cada vez mais firme, forte e bem quente...


A propósito, a poesia/música Valsinha, de Vinícius e Chico Buarque, ilustra bem o soprinho na chama. É uma história de amor renovado, a flama que reacende... sempre.


VALSINHA (Vinícius – Chico Buarque)



Um dia ele chegou tão diferente do seu jeito de sempre chegar

Olhou-a de um jeito muito mais quente do que sempre costumava olhar

E não maldisse a vida tanto quanto era seu jeito de sempre falar

E nem deixou-a só num canto, pra seu grande espanto convidou-a pra rodar

Então ela se fez bonita como há muito tempo não queria ousar

Com seu vestido decotado, cheirando a guardado de tanto esperar

Depois os dois deram-se os braços como há muito tempo não se usava dar

E cheios de ternura e graça foram para a praça e começaram a se abraçar

E ali dançaram tanta dança que a vizinhança toda despertou

E foi tanto felicidade que toda cidade se iluminou

E foram tantos beijos loucos, tantos gritos roucos como não se ouviam mais

Que o mundo compreendeu

E o dia amanheceu

Em paz.

Imagens Yahoo!

quinta-feira, 24 de março de 2011

É PRA VOCÊ, VENCEDOR!

É incrível a solidez de uma boa amizade. No decorrer da vida conhecemos e convivemos com tanta gente, mas algumas pessoas entram em nossa história, se instalam num lugar especial do nosso coração, destinado aos amigos queridos, e não saem mais de lá, independente do tempo e da distância, fatores poderosos de afastamentos e esquecimentos.

Reencontrar um velho amigo é voltar no tempo, reviver boas lembranças, é uma sensação agradável com sabor de saudade. Hoje recebi uma mensagem de um amigo muito querido. A propósito, faz mais de trinta anos que nos conhecemos e, mesmo morando na mesma cidade, já passamos mais de uma década praticamente sem notícias um do outro. E isso acontece tanto, não é? Que coisa! Mas o importante é que a amizade continua firme como sempre.

Ele é um guerreiro, com uma força de vontade admirável, um exemplo de luta, coragem e perseverança. Enfrentou e venceu problemas sérios, graves mesmo, e quantas vezes precisou se levantar dos grandes tombos que sofreu pela vida afora. Seus filhos e demais familiares devem sentir muito orgulho dele, assim como nós, os seus amigos. Parabéns, Cilo!

.
Imagens Yahoo!

segunda-feira, 21 de março de 2011

DOCES LEMBRANÇAS

O Dia Mundial do Teatro é comemorado no dia 27 de março. Em 1976, na cidade de Itabaiana/PB, nascia o Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana - GETI, fruto do desejo de alguns jovens sonhadores cheios de ideias e ideais, ávidos por semear, difundir a arte. E eu tive a honra de pertencer ao GETI, aliás, fui uma das fundadoras.
Eu era uma adolescente muito madura para minha pouca idade e carregava comigo o fardo da timidez (oh coisinha incômoda! Pior é que ainda não a perdi de todo). Tinha expressividade, postura cênica, facilidade de decorar os textos, mas a voz baixinha e suave não ajudava... Nos ensaios, o diretor não cansava de repetir: garota, a cena está muito boa, só falta você soltar a voz para que a plateia possa ouvir o que está falando. E eu, obviamente, ficava corada (reação peculiar dos tímidos).
A dificuldade de vencer aquele obstáculo naquele momento me fez recuar. Eu tinha consciência de que o coletivo deveria ter prioridade. Além disso, havia a necessidade de alguém que ficasse responsável pela parte plástica (como maquiagem, cenário), então resolvi deixar a ribalta e trabalhar na coxia, o que foi muito mais proveitoso para mim e para o grupo. Oh tempo bom!...

Imagem Yahoo!

domingo, 20 de março de 2011

PREFIRO OS LIVRES

Não aprecio muito as rimas, a não ser na literatura de cordel ou quando muito bem feitas, como em Soneto da Fidelidade (Vinícius de Morais), Versos Íntimos (Augusto dos Anjos) e Autopsicografia (Fernando Pessoa), por exemplo, que dispensam comentários. Também, estes poetas são verdadeiros gênios da literatura, e suas poesias com rimas ricas ou pobres encantam a todos pela qualidade, harmonia e musicalidade.

Meu assessor para assuntos poéticos escreve poemas seguindo rigorosamente a métrica e quase sempre com rimas. Eu sempre as evito porque não gosto de me sentir presa, tendo que procurar uma palavra para combinar, forçando até mudar o que vem no pensamento. Como não sou poeta e muito menos gênio, prefiro os versos livres, desde que harmoniosos, com equilíbrio e ritmo.

Disse-lhe que sou uma transgressora dessas regrinhas que impõem limites e que, de certa forma, cerceiam a nossa liberdade de expressão do pensamento. Ora, pois! Ao menos o pensamento tem que ser livre, é ou não é?


Inventei de brincar de fazer rimas, aí saiu esse poemeto “pé quebrado” abaixo. Na tentativa de melhorá-lo, ainda o alterei algumas vezes mesmo depois de publicado. Mas, definitivamente, as rimas não são a minha praia.
Imagem Yahoo!

ALIMENTA O CORAÇÃO...



Ouvir palavras de amor
Sussurradas ao ouvido
É como música, louvor
Arrebatamento, gemido.

É néctar, é bálsamo, é calor
Prazer, delírio, vibração
Viagem de sonhos, torpor
Um extasiar de emoção.

(Jandira)

terça-feira, 15 de março de 2011

MAL DE ALZHEIMER

A mente embaraçada
As vagas e raras lembranças
Vêm e vão como um sopro... fugaz.
O fio tênue de ligação com a realidade.
Apagando-se a cada dia, é quase inexistente.

Tudo parece estranho, ameaçador,
O medo impera e aciona o instinto de defesa,
O isolamento e a agressividade são inevitáveis.
E assim a vida se esvai na escuridão da incerteza,
Que tristeza! Até o dia do descanso final.
.
(Jandira)
.
.Uma velha amiga da nossa família sofre do Mal de Alzheimer. Fiquei deprimida ao visitá-la. Era uma mulher forte, alegre, bem disposta. Agora está definhando na confusão mental que a leva para lugares obscuros, desconhecidos. Que tristeza...
Imagens Google.

sexta-feira, 11 de março de 2011

FINALIZANDO

Estou dando os últimos retoques no trabalho final da pós-graduação e, confesso, não aguento mais olhar pra ele. Céus, que coisa interminável! Nem pude aproveitar minhas férias como havia planejado. Mas, enfim, as obrigações em primeiro lugar. Depois, mais tranquila e sem ter que pensar nisso, poderei recuperar (em dose dupla) essas férias quase que totalmente perdidas.

Para completar, por conta de uma cirurgia que precisei me submeter por esses dias, nem estou podendo fazer a hidroginástica que tanto me ajuda a relaxar. São os percalços que surgem pela vida afora. A piscina já está sentindo falta dos meus pinotes. Fazer o quê?

Imagem: Google. Foto: Jandira.

quinta-feira, 10 de março de 2011

CUIDADO COM O SOL!

Não resta dúvida que o sol é fonte de vida, mas é preciso muito cuidado. Com a destruição da camada de ozônio, os raios solares estão chegando à terra muito mais fortes, causando danos sérios especialmente aos seres humanos.

Sinto-me mal quando vejo famílias inteiras, inclusive com bebês, tostando nas praias com se fossem galetos
. Aliás, muitas pessoas costumam ir à praia a partir das 10 horas, justo no horário em que deveriam se proteger do sol. Essas pessoas acham que câncer de pele é um mal que só acontece com os outros, pois sim! Acontece com qualquer um, ninguém está livre.

O melhor mesmo é se prevenir, usando sempre bloqueador/filtro solar fator 30 ou mais, proteção UVA/UVB, mesmo nos dias nublados e, principalmente, evitar uma exposição demorada ao sol entre as 10 e 16 horas. Ah, é aconselhável também usar
chapéus ou sombrinhas, além de tomar muita água, tanto para não desidratar quanto para a saúde geral. A propósito, quem toma muita água tem a pele bonita, macia e gostosa... É ou não é?
.
Imagens google.

terça-feira, 8 de março de 2011

MAIS UM "DIA INTERNACIONAL DA MULHER"

O que temos para comemorar não é tanto assim, até cabe num único dia... Na teoria é tudo muito bonitinho, mas na prática, a desigualdade de direitos entre mulheres e homens ainda é quilométrica.

A cultura machista continua imperando nos quatro cantos do mundo. O pior é saber que em pleno século XXI, mulheres cultas e independentes se submetam ao machismo retrógrado dos homens (inclusive de seus filhos e companheiros), sendo desrespeitadas dia após dia e, resignadas, ainda assistam escoar pelo ralo a sua autoestima, o seu amor próprio.

Em determinadas situações é preciso deixar de lado a emoção, o sentimento, a sensibilidade, os pudores e se impor, tomar coragem para dizer NÃO! CHEGA! BASTA! Temos que ir à luta em busca dos nossos ideais. Enquanto isso não acontecer e nos mantivermos sempre submissas às vontades alheias, realmente não há muito a comemorar... e em dia nenhum.

Imagens Yahoo!

quinta-feira, 3 de março de 2011

E VIVA A ARTE!

A arte está presente em todas as atividades humanas e todos nós somos artistas, embora comumente consideremos arte apenas os trabalhos realizados por alguns profissionais como: pintores, escultores, atores, poetas, escritores, compositores, músicos, cantores, dançarinos, arquitetos, decoradores, artesãos...

Mas se pararmos para pensar, um cirurgião plástico, por exemplo, que recompõe ou remodela um corpo, não é só médico, é um artista; um dentista que restaura um dente não deixa de lançar mão da arte para realizar aquele trabalho; o feirante que arruma as verduras e frutas de sua barraca de forma harmoniosa para chamar a atenção do freguês, sem saber, também está se valendo da arte, ou seja, o fazer artístico está em toda parte, e é tão corriqueiro que nem nos damos conta.

Eu sou apaixonada pelas artes, e em breve pretendo retomar as minhas pinturas, esculturas, gravuras... Preciso voltar a criar! Quero me dedicar a tudo aquilo que me fazia tanto bem. Aaahh!... eu respirava arte, minha cabeça fervilhava de imagens e formas que eram concretizadas imediatamente no papel, nas telas, na cerâmica, enfim, nos diversos materiais que utilizava. Vou organizar o meu ateliê e voltar a dar asas à criatividade.


(Os dois primeiros quadros acima foram os primeiros óleo sobre tela que pintei, aos 14 anos; os outros dois - em técnica mista - e esta gravura, fiz quando cursava Educação Artística, em 1990/91).

terça-feira, 1 de março de 2011

BLÁ-BLÁ-BLÁ... BLÁ-BLÁ-BLÁ...

Nunca esqueci a fábula “A assembléia dos ratos”, que li quando criança, e cuja moral da história é: “falar é fácil, fazer é que são elas”.

Costumamos dizer: eu sou assim, eu faço assim, eu isso, eu aquilo... Será mesmo? É claro que não! Conciliar teoria e prática, na prática, não é tão simples assim, afinal, como bem diz a fábula, falar é muito fácil...

Todos nós, pobres mortais, em várias situações da nossa vida, sentimos dificuldade em harmonizar a teoria com a prática. E não adianta negar, pois isso é inerente ao ser humano. Não somos e não existe uma raça perfeita. Aliás, a perfeição faz parte do plano celestial, e tenho minhas dúvidas se um dia a alcançaremos.
.
De qualquer forma, o ideal é procurarmos ser verdadeiros sem deixar brechas..., para não se perder a credibilidade e ainda passar “recibo” dessa listagem postada logo abaixo.
.
Imagens Google.