domingo, 7 de março de 2010

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Por que a mulher precisa de um dia para ser “homenageada”? Tenho certeza absoluta de que qualquer mulher se sentiria muito mais feliz se, todos os dias, fosse tratada com mais respeito; se recebesse amor, carinho, compreensão, reconhecimento, cuidados, atenção, zelo e dedicação, na mesma proporção que costuma dar; se os homens tivessem um pouco mais de sensibilidade para perceber que ela é um ser humano e tem que ser tratada como tal, e não como uma máquina ou um bibelô.

É ridículo o comportamento machista e ultrapassado de homens que tratam suas mulheres como escravas, jogando-lhes nas costas todo o ônus de criar e educar os filhos, cuidar deles (os “amos”) e de todas as tarefas domésticas, além de tantas outras atribuições que deveriam ser partilhadas entre ambos.

Para esses homens, a mulher ainda tem que estar sempre bem disposta e com um sorriso no rosto, mesmo depois de uma jornada tripla de trabalho, ou mesmo que tenha sofrido humilhações e maus tratos; também precisa ser compreensiva, abnegada e submissa sempre, e deve sufocar as decepções, o desencanto, as mágoas e as dores, enquanto eles a ignoram e se divertem com os amigos e com outras mulheres, pois isso é “normal”, é assim mesmo, afinal, o homem pode! (Pode?... Sem comentário).

Muitas vezes, quando a mulher tem a possibilidade de ascender profissionalmente, o machista inveterado (pode ser o marido, o patrão, o colega e até o filho), sentindo ameaçada sua condição de macho dominador, tenta podar, cercear, desvirtuar a capacidade dessa mulher, inferiorizando-a.

Enfim, ao invés desse único e insignificante dia de “homenagem”, que tal uma divisão mais igualitária de direitos, deveres, obrigações, afetividade e respeito?

Jandira.

Um comentário: