sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

MEU ABRAÇO DE BOAS FESTAS!

Feliz Natal e um novo ano bem gostoso pra todos nós!

Festejemos os obstáculos vencidos, os objetivos alcançados, os momentos de alegria vividos, as grandes ou pequenas conquistas e até os tombos que nos ajudaram a refletir e a melhorar como seres humanos. Que a paz, o respeito e a harmo
nia estejam sempre presentes em nossos lares.

Não podemos deixar de agradecer a
Deus pelas antigas e novas amizades, pela saúde, o amor, a vida. E eu agradeço especialmente a você que visita este blog e dedica um pouco do seu tempo para ler os meus escritos. Obrigada e um grande abraço!

(Imagens Google)

domingo, 18 de dezembro de 2011

NÃO IMPORTA...

A minha visão de mundo difere da maioria, pois não me prendo a normas pré-estabelecidas. Ah, eu respeito a lei, sim! Mas prezo muito o direito à liberdade que, por sinal, é algo quase utópico, pois se analisarmos friamente, vivemos um falso estado de direito.

Por isso, lanço mão do que está dentro das minhas possibilidades, desde que não desrespeite o direito do próximo, e vivo minha vida como me sinto bem, sem dar a menor importância a certas convenções. E menos ainda, à opinião de pessoas medíocres e sombrias que estão sempre tentando borrar o colorido da vida alheia.


(Imagem Yahoo!)

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

MERAS LEMBRANÇAS...

A nossa passagem aqui é tão efêmera... O tempo é precioso demais e nós, mesmo inconscientemente, perdemos grande parte dessa preciosidade alimentando dores que já perderam o sentido, restos de histórias que precisam ser sepultadas.


Claro que não dá pra esquecer certas coisas, pois não sofremos de amnésia. Todavia, à medida que damos menos importância às mágoas, elas tendem a esmaecer, a se diluir como fumaça, até chegar um momento em que essas amarguras cessam e, mesmo quando falamos no assunto, já não nos incomodam mais, passam a ser apenas e tão-somente... meras lembranças.

(Composição: Jandira)

domingo, 11 de dezembro de 2011

O AMOR NÃO É UM FARDO


O amor deve ser vivido com prazer, satisfação, leveza, alegria. Quando se sobrecarrega de sacrifícios e dores e incômodos, é hora de repensar a relação, pois é certo que alguma coisa não vai bem.

(Imagem Yahoo!)

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

PREMIAÇÃO NO SEBO CULTURAL

Foi ontem o lançamento da Coletânea OUTROS OLHARES NA LITERATURA PARAIBANA, promovido pelO Sebo Cultural, aqui em João Pessoa-PB, que é dirigido por Heriberto Coelho de Almeida. A propósito, Heriberto faz parte de um seleto grupo de pessoas realmente engajadas em difundir a arte e a importância da leitura, com vistas ao crescimento intelectual e cultural do indivíduo. É, sem dúvida, uma criatura admirável!

Comentei sobre a obra “A Voz de Itabaiana e outras vozes”, do escritor, poeta e dramaturgo Fábio Mozart, e fiquei muito feliz pelo fato de ter sido aprovada para fazer parte dessa Coletânea, que reúne 65 comentários sobre livros de autores paraibanos. E tamanha foi a minha surpresa ao ser a primeira anunciada e chamada para receber a premiação, pois também fiquei entre os oitos que tiveram seus trabalhos vencedores em cada categoria. Nem preciso dizer que fiquei sem palavras e tomada de alegria.

Agora, depois que “caiu a ficha” e que não estou falando em público, quero dedicar esse prêmio ao autor, Fábio Mozart, pois o mérito foi todo dele, posto que escreveu um livro cheio de crônicas deliciosas sobre as coisas e pessoas e acontecimentos da minha terrinha querida, o que me instigou a comentá-lo.

Aproveito para agradecer à comissão julgadora, ao diretor dO Sebo Cultural, Heriberto Coelho, e a todos que prestigiaram esse evento em mais uma noite de homenagem à cultura, onde sobejaram grandes representantes da intelectualidade paraibana/brasileira.

Jandira C. de Lucena.
(nucoli@yahoo.com.br)

domingo, 4 de dezembro de 2011

SALVE O MEU CORINTHIANS!

E SALVE O DOUTOR SÓCRATES!




Salve o Corinthians,
O campeão dos campeões,
Eternamente
Dentro dos nossos corações
Salve o Corinthians
De tradições e glórias mil
Tu és orgulho
Dos desportistas do Brasil

Teu passado é uma bandeira,
Teu presente, uma lição
Figuras entre os primeiros
Do nosso esporte bretão

Corinthians grande,
Sempre Altaneiro,
És do Brasil
O clube mais brasileiro.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

O QUE ESPERAR...


Ao se convencer que cometeu uma injustiça e admitir que magoou alguém desnecessariamente, ter a humildade de se retratar e pedir desculpas é o mínimo que se espera de uma pessoa educada e sensata.


(Imagem Yahoo!)

terça-feira, 29 de novembro de 2011

HOMENAGEM A DONA IOLANDA, UMA PESSOA ILUMINADA

É inacreditável, mas é verdade, ela se foi... Estava cantando no culto da sua igreja, lindamente louvando a Deus. E naquela noite cantou tão divinamente que os anjos vieram buscá-la para abrilhantar o coral celestial. Sua partida inesperada deixou a todos os familiares, amigos e conhecidos inconsoláveis e atônitos.

Pessoa iluminada, especial, Dona Iolanda era sinônimo de humildade e dedicação, símbolo do amor-doação, a generosidade personificada, incansável em amenizar as dores alheias e servir ao próximo, desinteressadamente, sempre com um sorriso nos lábios e uma palavra de carinho.

Por onde passou espalhou bondade e bem-estar a todos que tiveram a sorte de conhecê-la. Encerrou sua missão terrena e foi habitar e brilhar no Reino dos Céus. Partiu feliz, cantando..., e descansa em paz, com as bênçãos de Deus.


Jandira.

(Imagem Yahoo!)

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

MAIS MEL PRA NOSSA LUA





É bom relaxar e desfrutar
Caminhar de mãos dadas
Na areia molhada de mar.

Emoldurando a nossa alegria
A beleza mágica do alvorecer
E o grande espetáculo do ocaso.

A brisa fresca e suave em nossa pele
O sol dourando o azul límpido do céu
E o som das ondas a embalar nossa paz.

A noite bordada de estrelas e prateada de luar
Palco iluminado do nosso arrebatado amor
Em momentos de total entrega e satisfação.


(Imagem: Google, foto: Jandira)

sábado, 12 de novembro de 2011

JUNTANDO OS PEDAÇOS

Grandes mágoas quebram a sintonia
Abrem feridas no coração e na alma
Destroem a confiança e a harmonia
Estragam a beleza e tiram a calma.

Sem confiança, sem sintonia, sem harmonia,
Sem beleza, sem calma, sem alegria,
Magoado, estragado, ferido e doente
O coração padece e morre lentamente.

Não há unguento que cure as dores
E só mesmo com o passar do tempo
Após as mágoas dissipadas ao vento
No jardim devastado brotarão novas flores.



(Imagem Yahho!)

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

AINDA SOBRE A FÉ

A propósito, prefiro não discutir sobre assuntos como religião e política. E respeito o ponto de vista de cada um, mesmo que não concorde com ele.

Nasci católica: fui batizada, fiz a primeira comunhão e o crisma; na adolescência fiz parte de grupo de jovens e do coral da igreja; por um bom período da minha vida participei de missas, confissões e acompanhei procissões com minha avó materna. Também já li a Bíblia algumas vezes e tenho meu ponto de vista formado a respeito do que li, mas reservo-me o direito de não discutir sobre isso.

O fato é que, com o amadurecimento, é comum ocorrerem algumas mudanças comportamentais nas pessoas. Contudo, tenho apenas uma coisa a dizer: minha fé em Deus é imensurável. Sei que Ele habita o meu coração, pois acredito que está dentro de cada um de nós e em toda parte. E isso me basta! Não sinto necessidade de igrejas, templos, sinagogas, mesquitas, centros espíritas, terreiros... enfim.

E repito: meu papo com Deus é pessoal, individual, particular. O cenário, inclusive, pode ser qualquer um, pois se Ele está em toda parte e em minh'alma, estamos sempre juntos. É assim que eu sinto, é assim que eu sou. E hoje a lua está especialmente linda, encantadora, belíssima!... Coisa de Deus.


(Imagem Yahoo!)

terça-feira, 1 de novembro de 2011

DE QUE ADIANTA?

De nada adianta tanta ostentação de fé, se o coração está abarrotado de maldade, desrespeito, desamor, inveja, falsidade...

A minha fé não precisa de alarde nem plateia; eu me entendo com Deus em particular. Já o respeito ao próximo, este sim, carece de constante manifestação.


(Imagem Yahoo!)

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

TUDO PASSA...

Inclusive aquela fase cinza que vez por outra nos envolve. Um belo dia redescobrimos a beleza e a alegria, até mesmo nas coisas mais simples, e a vida volta a ter cor e brilho e sentido e paixão...

(Imagem Yahoo!)

terça-feira, 25 de outubro de 2011

PACTO DE AMOR

Até quando?
Eternamente?
Não sabemos
E nem importa...
Mas enquanto juntos
Viveremos intensamente
Cada momento das nossas vidas
E que sejam muitos e duradouros
E felizes, cheios de prazer e alegria.
És o meu amado, sou a tua amada,
Seguiremos assim, enamorados
Independente dos percalços,
Dos dissabores e das dores
Sempre unidos pelo amor
Amizade, cumplicidade
Desejos e prazeres...
Paixão sem limites
Chama reluzente
Inextinguível
Inexplicável
Inexorável
Diamante.



(Foto: Jandira)

sábado, 15 de outubro de 2011

O PERDÃO

Perdoar é verbo meio difícil de se por em prática, mas não é impraticável. Contudo, não se deve forçar a barra, pois o perdão pode acontecer, ou não. E quando acontece, o importante é que seja sincero e definitivo.

O perdão se concretiza quando as lembranças, apesar de não se apagarem, já não causam dor, não incomodam mais; quando as mágoas se dissipam e as feridas secam, apesar das cicatrizes deixadas.

Algumas vezes perdoei; outras, ainda não. O fato é que, quando conseguimos perdoar, mas perdoar de verdade, a sensação é de bem-estar, de uma enorme leveza na alma; e quando não conseguimos, é uma tortura arrastada, uma pendência corrosiva, um incômodo constante...

Enfim, perdoar é possível, em todas as relações humanas, mas não basta pedir perdão, precisa fazer por merecê-lo e esperar, dar tempo ao tempo... Pode ser que um dia, talvez, quem sabe... de repente, o perdão poderá acontecer..., ou não! Uma coisa é certa, perdoar faz um bem enorme a quem perdoa, eu diria que até muito maior do que a quem é perdoado.

(Imagem Yahoo!)

domingo, 2 de outubro de 2011

ACERCA DO DESEJO

O corpo e a alma precisam de alimentos básicos como amor, fé e desejo.

O amor é o alicerce, a fé e o desejo são pilares de sustentação. Sem esses alimentos, perde-se o brilho, o vigor, a exultação, o ânimo pra seguir adiante.

A fé e o desejo são fogueiras que precisam ser alimentadas sempre. Sem fé, sem anseios, sem objetivos a vida fica sem cor, sem sentido.

A propósito, sufocar o desejo constantemente é arriscado. Ele começa definhando, apagando-se aos poucos, esvaecendo até sumir de vez... Ou não! Poderá tornar-se cada vez mais intenso, mais abrasador, quase incontrolável. Tortura, desespera e pode até levar à loucura. Necessita-se, nesses casos, de muito equilíbrio e autocontrole.

Palavras, gestos e, sobretudo, atitudes são os combustíveis necessários para alimentar, fortalecer e, dependendo da situação, suavizar, sublimar o desejo. A apatia, nessas horas, funciona como erva ruim que pode provocar dores e doenças.

(Imagem Yahoo!)

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

FRASES INTERESSANTES (3)

“O amor resiste à distância, ao silêncio das separações e até às traições. Sem perdão não há amor” (Fábio de Melo - sacerdote brasileiro).

“A vida requer cuidado. Os amores também. Flores e espinhos são belezas que se dão juntas. Não queira uma só. Elas não sabem viver sozinhas” (Fábio de Melo - sacerdote brasileiro).

“A coragem é justamente sentir o medo que enrijece a alma e o poder de enfrentar o desafio serena e positivamente” (Nuno Cobra - professor).

“A curiosidade sobre a vida, em todos os aspectos, é o segredo das pessoas muito criativas” (Leo Burnett - publicitário e executivo norte-americano).

(Fonte: revistas de palavras cruzadas - Diretas - Coquetel - Desafio Cuca - Difícil)

(Imagem Yahoo!)

domingo, 25 de setembro de 2011

FRASES INTERESSANTES (2)

“Chamo essa minha compulsão patológica pelos livros de loucura mansa. Mas não sei como viveria nesse mundo se os livros não existissem” (José Ephim Mindlin - advogado brasileiro).

“Um banqueiro é um sujeito que empresta seu guarda-chuva quando o sol está brilhando e quer tomar de volta no instante em que a chuva começa a cair” (Mark Twain - escritor americano).

“A penicilina é um mofo que produz efeito, é preciso conservá-la em lugar bem seco, do contrário poderá mofar” (Barão de Itararé - jornalista).

(Fonte: revistas de palavras cruzadas - Diretas Coquetel - Desafio Cuca - Difícil)
(Imagem Yahoo!)

sábado, 24 de setembro de 2011

FRASES INTERESSANTES (1)

“Paixão é droga pesada, que provoca êxtase e dependência. É insaciável, e sua falta produz desespero, vazio e dor” (Nelson Motta - jornalista brasileiro).

“Sair de cena é a forma mais bonita de fidelidade e a atitude mais inteligente quando já se viveu o melhor. Não se deve esperar que o amor cheire a tocos de cigarro” (Marlene Dietrich - atriz alemã).

“Os relacionamentos verdadeiros são marcados pela aceitação, mesmo quando suas escolhas não são úteis nem saudáveis” (William P. Young - escritor).

(Fonte: revistas de palavras cruzadas - Diretas Coquetel - Desafio Cuca - Difícil)

(Imagem Yahoo!)

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

DISCUTIR RELAÇÃO?

Nos meus exercícios de observação do comportamento humano, há muito constatei que os homens são extremamente inseguros, mesmo aqueles que se acham superpoderosos, verdadeiros deuses. E é esta insegurança não assumida que os leva a evitar a tão temida DR. Pior que ainda tentam justificar dizendo que discutir relação é coisa de mulher.

Outra coisa, os homens costumam cobrar ousadia das mulheres, mas quando elas começam a se soltar, eles se retraem... Por que será? Talvez, lá no íntimo, o machismo fale mais alto e desperte o temor de perderem o suposto poderio masculino, aquela coisa cultural de dominação, não é?

Analisando com mais profundidade o comportamento deste magnífico espécimen, eu diria que, via de regra, o homem envelhece sem amadurecer completamente. Exemplo disso é o medo que tem de admitir suas fraquezas, além da enorme dificuldade de encarar e assumir seus erros como deveria, geralmente adotando um comportamento infantil de fugir, de se esconder sempre que faz alguma besteira.

Homens, não fiquem chateados, pois isso não é uma crítica, é apenas uma observação. Evidente que ninguém é perfeito. É tanto que, apesar dos deslizes comportamentais de vocês, nós (mulheres bem resolvidas) os achamos maravilhosos.
(Imagem Yahoo!)

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

RIMA POBRE EMPARELHADA

REPELINDO ALMA PENADA

Por que sinto seus temores?
E até sofro as suas dores?
Quero esquecer sua passagem
Dissipar de vez a sua imagem
Desconhecer sua existência
Sequer notar sua ausência
E apagar da memória
Essa infeliz história.
Vai! Sai!
Desaparece!
Vê se me esquece!
Toda essa insensatez
Ratifica sua estupidez.
E bem pior que o cinismo
É esse seu masoquismo.
Alimentar-se de dor
É caso de desamor.
Preferir não se amar
Nem mesmo se respeitar
Autoestima decadente
Que coisa mais deprimente!
Lastimável e dolorosa
Vida triste e enganosa.
E com espírito tão pobre
Nada lhe resta de nobre
Que possa justificar
Razão de ser ou estar.
Então é melhor que suma
Você não passa de espuma
Desmanchando-se ao vento
Sem causar qualquer lamento.
Nada mais é que um fantasma
Ou tão-somente um miasma...
Colabore! Evapore!...
Até que enfim já sumiu.
E por acaso existiu?




(Imagens Yahoo!)

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

E DEPOIS...

Dormir em conchinhas, abraçados
Os corpos coladinhos, aconchegados
Sentir a respiração ritmada, suave
E o pulsar dos corações felizes, saciados.

(Imagem Yahoo!)

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

EGOCENTRISMO

Alguns indivíduos pensam que são o centro das atenções, que tudo gira em seu redor. Das duas, três: egocentrismo exacerbado, carência crônica ou consciência atormentada. Na verdade, creio que as três coisas caminham juntas, fazem parte do mesmo pacote.

O egocêntrico não passa de uma pessoa carente que vive atormentada pelo seu próprio vazio e sente um desejo insano de aparecer, precisa desesperadamente de holofotes. Sempre imbuído de um ranço de inveja e frustrações, acha-se tão importante, tão especial que termina, em muitas ocasiões, vestindo carapuças... E, às vezes, bem que servem...

A propósito, tenho um colega tão egocêntrico que já se tornou um caso patológico grave. Ele necessita com urgência de um tratamento completo: psiquiátrico, psicológico, psicanalítico, espiritual, educacional e ético. Precisa tomar consciência de que o mundo não gira em torno do seu umbigo, tadinho...


(Imagens Yahoo!)

sábado, 3 de setembro de 2011

DEPENDÊNCIA QUÍMICA

O vício do álcool, como qualquer outro, é um poço sem fundo. Destrói famílias, acaba com a dignidade de pessoas inteligentes, habilidosas, criativas... é devastador, uma tristeza. É deplorável assistir à autodestruição de grandes talentos que se tornaram dependentes de algum tipo de droga. É um desperdício de aptidões, de vidas preciosas.

Oh, Céus! Quantas vidas aniquiladas, quantos jovens que sequer chegam à maioridade, quantos lares completamente arrasados. As pessoas que enveredam pelo mundo das drogas precisam demasiadamente de ajuda, pois quase sempre não encontram o caminho de volta.

No serviço público tem muita gente com problema de dependência química, especialmente álcool e fumo. Na UFPB, por exemplo, existe até um programa que oferece tratamento e ajuda psicológica aos servidores alcoólicos para se livrarem do vício.

Tenho alguns colegas padecendo em decorrência do alcoolismo, uns até já morreram. É muito triste e muito sério. Por que o ser humano é tão autodestrutivo? Por que utilizar substâncias tóxicas tão nocivas à saúde e à própria vida? Lastimável, uma grande pena!

(Imagem Yahoo!)

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

DOAÇÃO É VIDA!

A doação é um dos atos mais sublimes do ser humano, é uma demonstração de amor pleno, absoluto.

Ainda muito jovem, ao tomar conhecimento dos transplantes de órgãos para pessoas com graves problemas de saúde, fiquei fascinada, e muito mais pela possibilidade de serem aproveitados os órgãos daqueles que (infelizmente) feneceram, pois mesmo depois da partida, ainda poderiam salvar outras vidas.

Enquanto o assunto era sobejamente discutido pela sociedade, eu já havia tomado uma decisão definitiva: quero ser doadora. E já comuniquei aos membros da família que quando eu fizer a grande viagem quero que todos os meus órgãos que estiverem em bom estado sejam doados. Quanto ao que restar, não deverá ser enterrado, mas doado à Universidade Federal da Paraíba para os estudos de anatomia.

A minha turminha não gostou desta última parte, especialmente os sobrinhos, pois não concebem a ideia de que a titia querida vá parar num tanque de formol, às vistas de estudantes e professores... Que bobagem! E qual o problema? Quero ser útil até a última fibra deste corpinho que a terra não há de comer tão cedo!

É importante lembrar que não precisamos morrer para salvar a vida de outras pessoas com nossos órgãos, afinal, enquanto estamos por aqui, podemos doar a medula, um pedacinho do fígado ou um rim, além do sangue que é vital.


(Imagens Yahoo!)

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

E EIS QUE A BORBOLETA...

Formosa, arrebatadora, revigorada
Após a grande metamorfose
Abriu suas belas asas coloridas
Sacudiu o pó do casulo ressequido
Agitou as antenas para se nortear
E ensaiou os primeiros movimentos.


Vislumbrando grandes descobertas
Segura, firme e com ares auspiciosos
Está voando alto e plenamente
Para além dos mediocrismos
Voa faceira e de bem com a vida.
Plana reluzente... Majestosa... Poderosa!



(Imagens Yahoo!)